março 22, 2010

Tristeza x Felicidade

A tristeza é aquela visita que não agrada mas que deixamos entrar por ser tão frequente e fácil de achar. Tristeza vai além daquele aperto no peito, daquele vazio que sufoca. Ela está em toda parte: naquela criança com fome pedindo esmola no semáforo, no cachorro abandonado precisando de amor, nas pessoas que perdem a vida por banalidades, nos idosos que são deixados em asilos porque seus filhos esqueceram do "Honrar Pai e Mãe".
A tristeza é presença constante na nossa vida, nas situações, no descaso, no egoísmo, na injustiça, na maldade do ser humano. Está na pessoa que foi e não voltará, nos amigos que não podemos abraçar, nos amores que custamos a encontrar, nos sonhos que demoram a se realizar.

Talvez por esse motivo, a felicidade esteja tão distante para alguns e é encarada como sonho, utopia. Não por ser difícil de achar mas por ser algo que poucos mereçam. Não é algo que você simplesmente encontra, é algo que você colhe e planta. E exige paciência pois ela se colhe aos poucos, em estações alternadas.
Está em pequenas sementes, naquele fruto no galho mais alto. Por isso algumas pessoas se contentam somente com a tristeza: ela é tão mais acessível, é fácil de ver e encontramos em cada esquina. Diferente da felicidade que não está secretamente escondida, mas só pode ser encontrada pelas pessoas que realmente sabem procurar e reconhecem seu valor.

Um comentário:

  1. As vezes preferimos a tristeza ... pq ela se encontra mais acessível no chão quando caímos! Mas a felcidade está no alto da árvore e, é por isso que é necessário ... que você se LEVANTE!

    ResponderExcluir